POLICITA SOBRE OS PRINCÍPIOS ORIENTADORES DOS NEGÓCIOS E DIREITOS HUMANOS. (Princípios de Ruggie).

POLICITA SOBRE OS PRINCÍPIOS ORIENTADORES DOS NEGÓCIOS E DIREITOS HUMANOS

Os Princípios que orientam as empresas sobre os Direitos Humanos (Princípios de Ruggie ), tiveram o endorso unanime de Conselho dos Direitos Humanos das nações Unidas, em junho de 2011 e implementam os parâmetros de “PROTEGER, RESPEITAR E REPARAR” os Direitos Humanos:

Aos Estados cabem o dever de PROTEGER contra violações por terceiro, incluindo empresas, por meio de Políticas, Regulamentos, Legislação e implementação efetiva;

As empresas tem a responsabilidade, independentemente, de RESPEITAR os Direitos Humanos no que tange em evitar impactar negativamente os Direitos Humanos das pessoas por meio de suas atividades ou relações comerciais e lidar com danos que ocorram;

Aos estados e às empresas cabe a reparação, quando os Direitos Humanos forem prejudicados, seja de forma individual ou em comunidades, desta forma, e seguindo a orientação dos Princípios Básicos Internacionalmente reconhecidos, a PINCOL acata, todos, sem exceção, entendendo-os como forma normativa, apoiando as partes interessadas: PESSOAS, ESTADO e EMPRESA, procurando conduzir suas atividades com base em Princípios Sustentáveis de Gerenciamento dos seus Empreendimentos, especialmente nessa nova Ordem Global, em que as empresas possuem um papel cada vez mais protagonista e de influência na sociedade, com papel importante e relevante na garantia da implementação e proteção dos Direitos Humanos. Nessa ordem de Responsabilidade e RESPEITAR os Direitos Humanos, a PINCOL tem como sua Política:

1. Não violar os Direitos Humanos, enfrentando os impactos adversos com os quais tenha algum envolvimento respeitando as convenções de Direitos Trabalhistas praticados no Brasil;

2. Evitar causar ou contribuir para impactos adversos nos Direitos Humanos por meio de suas próprias atividades ou no caso de uma ocorrência, enfrentar sempre minimizando suas consequências, com reparação por meio de processos legítimos;

3. Ser diligente em Identificar, Prevenir e Reparar quaisquer impactos adversos nos Direitos Humanos causados pela empresa ou para os quais tenha contribuído, disponibilizando canais de denúncias internos e externos para casos de necessidades de fundamentações de informações, os quais server de monitoramento de grupos de impactos nas diversas situações. Como segue:

CANAIS DE DENÚNCIAS

Os canais de denúncia, são anônimos e independentes, habilitados a receberem informações de fornecedores, clientes e sociedade em geral, relacionadas com as atividades desenvolvidas pela PINCOL e que estejam em desconformidadecom os Princípios Orientadores dos Negócios e Direitos Humanos(Princípio de Ruggie).
Em se tratando do colaborador direto funcionário da empresa, a identificação será necessária;
O Departamento de Tecnologia da Informação da PINCOL é responsável pela gestão do canal de denuncias, o qual é a OUVIDORIA;

Como ter acesso à Ouvidoria?

Pessoalmente

O usuário pode comparecer pessoalmente à PINCOL, situada na AV DEODORO DA FONSECA 410, CIDADE ALTA, Natal-RN. – CEP: 59.025-600 – Setor de Recursos Humanos – PINCOL – ESCRITÓRIO CENTRAL
O horário de atendimento presencial é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Enquanto perdurar a pandemia, o atendimento será somente de forma digital (www.pincol.com.br/ouvidoria)ou via telefone (84 3643-1576), após a qual o atendimento será normalizado presencialmente;

Via Web Site da PINCOL

As solicitações podem ser feitas pelo web site acessível a partir do link (www.pincol.com.br/ouvidoria). Denúncias, Dúvidas, Sugestões, Elogios e Reclamações;
O acompanhamento posterior de eventuais denúncias e reclamações podem ser feitas através de consulta por telefone, e-mail ou presencialmente,pós pandemia.

Correio eletrônico

Solicitações podem ser encaminhadas através de correio eletrônico da Ouvidoria PINCOL, no endereço: ouvidoria@pincol.com.br

Telefone

O interessado pode realizar sua solicitação por telefone, no número (84) 3643-1576, de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h;

4. Para preservar o bom relacionamento com todos e minimizar os impactos adversos, a PINCOL procura suscitar a confiança dos indivíduos e grupos interessados, acatando para análise todas as informações que possam está gerando desconforto ao impactado, contribuindo, assim, com os esforços envidados para garantir os avanços nas relações de trabalho entre Empresa, Estado e Comunidade.

PINCOL Premoldados Industria e Comércio Ltda.

A Diretoria